sábado, 19 de fevereiro de 2011

438R- Vila Isabel-Leblon 
No segundo semestre de 2010, retomei o projeto de mapeamento das linhas de ônibus que trafegam pela rua principal do bairro onde resido - desdobramento de pesquisa iniciada no mestrado sobre fluxos de deslocamentos nos espaços coletivos na cidade do Rio de Janeiro, com ênfase naqueles percebidos como espaços de passagem.  
Para Michel Foucault, os trens (e por extensão outros meios de transporte coletivo) se configuram como espaços de posicionamento de passagem; "um extraordinário  feixe de relações"¹, pois ao mesmo tempo em que passam por nós, nos fazem passar de um lugar a outro e por eles ainda passamos. 

Nesse passar repetitivo, muitos deixam escapar o singular; pequenos rastros na insuspeitável e oculta memória da vida urbana cotidiana. 

O trabalho se configura como um jogo cujo ponto de partida é o ponto de ônibus mais próximo a minha casa. De lá, pretendo cobrir todas as linhas que trafegam pela rua Jardim Botânico, mapear e registrar esses percursos na forma de fotografias, vídeos, desenhos e anotações. 

Recentemente, com a introdução do "bilhete único", começaram a acontecer algumas alterações visíveis e invisíveis, mas profundamente modificadoras dos modos de usar habituais como a padronização das cores dos ônibus, a adição de uma letra a frente da identificação numérica dos carros e a possibilidade de uso de um mesmo bilhete pelo período de duas horas e pequenas alterações nas linhas.
O Sistema Municipal de Transporte Urbano (SMTU) começa no dia de hoje a implantação de um novo traçado do tráfego na Av. N. Sra. de Copacabana com duas faixas exclusivas para ônibus, e parece ter em seus planos para futuro próximo, a expansão desse sistema para outras vias, inclusive para a rua Jardim Botânico. 




       Lgo.Machado-Leblon com novo layout                                                              S.Peña-Horto
______________________________________________________________________________________

¹.FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In: Ditos e escritos, nº3, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p.414.

Nenhum comentário:

Postar um comentário